O Grupo Jovens em Movimento da paróquia de Avanca é sinónimo de alegria, paz e amizade, pois é essa a mensagem de Jesus Cristo

terça-feira, dezembro 19, 2006

De repente já estamos no Natal

Pois é, de repente já é Natal! Estamos novamente na época mais festiva do ano. Com o frio que se faz sentir, queremos que o calor de Jesus invada a humanidade, não só no Natal, mas todos os dias. Neste ano dedicado à família, olhemos aos valores transmitidos pela Sagrada Família e façamos deles pilares para a nossa própria família.

Boas Festas a todos

Que o Deus Menino nasça
também no nosso coração

>0 MOVIMENTA-TE E COMENTA AQUI

Dez milhões de estrelas


SEXTA, DIA 22 » CENTRO DE ESTARREJA ÀS 21: 30 H

SÁBADO, DIA 23 » CENTRO DE PARDELHAS ÀS 21:00 H
Aparece e traz a tua vela
Organização: Pastoral Juvenil dos Arciprestados Estarreja e Murtosa
>0 MOVIMENTA-TE E COMENTA AQUI

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Fim-de-semana preenchido

Já é tradição fazer uma festa de Natal para as crianças carenciadas. Infelizmente este ano por motivos logísticos não poderemos fazer a festa. Mas sendo esta uma data demasiado importante para ser deixada para trás, vamos no sábado a casa destas crianças, levar uma pequena lembrança e principalmente o espírito de Natal, para que elas tenham sempre motivos para sorrir.

Domingo à tarde, temos uma actuação da Vila do Monte, Murtosa.

>0 MOVIMENTA-TE E COMENTA AQUI

sábado, dezembro 09, 2006

NOVO BISPO DE AVEIRO


D. António Francisco dos Santos sucede a D. António Marcelino como Bispo de Aveiro

D. António Francisco dos Santos tomou ontem posse como Bispo de Aveiro, sucedendo a D. António Marcelino, que há 26 anos estava à frente da Diocese. O novo Bispo afirmou pretender dar continuidade aos projectos iniciados pelo seu antecessor e trabalhar no sentido de manter a igreja aberta aos desafios da actualidade


«É com grande alegria e grande confiança que encaro a minha vinda para Aveiro», afirmou D. António Francisco dos Santos, momentos antes de tomar posse como Bispo de Aveiro, numa cerimónia realizada, ontem, na Sé Catedral. O novo Bispo substitui D. António Marcelino, que há 26 anos presidia à Diocese de Aveiro. O Bispo cessante e o Bispo sucessor rezaram a missa de nomeação em conjunto, perante a quase totalidade dos bispos portugueses e alguns provenientes de Espanha, bem como largas centenas de fiéis. A data foi escolhida por D. António Francisco dos Santos por coincidir com a festa litúrgica da Imaculada Conceição, padroeira de Portugal, e com o 34.º aniversário da sua ordenação sacerdotal. A mudança na liderança da diocese dá-se devido à idade de D. António Marcelino, que no ano passado completou o limite de 75 anos. D. António Francisco dos Santos, antes Bispo Auxiliar de Braga, foi então nomeado pelo Papa Bento XVI lhe para suceder. «Recebi o mandato do Santo Papa Bento XVI para suceder a D. António Marcelino com uma grande honra, uma grande alegria e uma grande gratidão pelo bem que ele realizou, pelo pastor incansável que sempre foi e ao mesmo tempo pela aprendizagem que me permitiu fazer nestes tempos em que contactei com ele», declarou o novo Bispo. D. António Marcelino dirigiu-se aos «cristãos de Aveiro» dizendo que «o comprometimento de um homem com a Igreja é para toda a vida. Permanecerei empenhado na mesma luta em que me vistes quando estava mais próximo de vós. Continuarei em missão, com a convicção de que um Bispo dado a uma igreja é dado para sempre». O Bispo cessante colocou-se ainda ao dispor de D. António Francisco dos Santos para continuar a servir a diocese, bem como ao dispor dos aveirenses. «Continuarei disponível para todos, hoje, amanhã, sempre!», disse. Após a leitura da bula papal e entrega do báculo de pastor ao novo Bispo, este tornou-se oficialmente Bispo de Aveiro e assumiu a presidência da cerimónia. D. António Francisco dos Santos agradeceu ao seu antecessor, a quem se referiu como «o criador de um espaço de diálogo entre a igreja e a sociedade do nosso tempo». O prelado agradeceu também o acolhimento «caloroso e fraterno proporcionado pelos aveirenses». D. António Francisco dos Santos afirmou pretender dar continuidade aos planos dos seus antecessores, no sentido de «manter esta igreja aberta aos problemas humanos e aos desafios da nossa era. A igreja de Aveiro continuará a ser ousada na caridade e a esforçar-se por contribuir para o bem comum, de forma a que o religioso e a cidadania se reencontrem», afirmou.
>0 MOVIMENTA-TE E COMENTA AQUI

domingo, dezembro 03, 2006

AVANCA venceu o VI Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem

Foi uma surpresa ao sabermos do resultado, mas foi verdade. Ganhamos o VI Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem, representando a Diocese de Aveiro, com a música “Brilha como o Sol”. Foi um festival cheio de alegria, pois para além da apresentação das músicas, houve convívio entre participantes, reflexão, oração, partilha de experiências e tudo foi feito num clima de confraternização. A organização estava simplesmente excelente. Ficou-nos no ouvido o hino do festival, interpretado pelo Padre João Paulo Vaz, que cativou por completo participantes e assistência.

Deixamos um grande abraço às pessoas que nos foram apoiar, foi sem dúvida uma grande claque. Um especial abraço ao pessoal do nosso Arciprestado Estarreja / Murtosa que vieram dar o seu apoio em peso.
Ontem foi também o Crisma de quatro dos nossos elementos, que por esse motivo não puderam estar presentes em Fátima, mas comemoraram connosco à chegada.

Agradecemos também à Cerciesta de Estarreja pela cedência do autocarro e ao restaurante Quinta do Gama.

Mas a verdade é a seguinte: Avaliando as músicas apresentadas, a decisão do júri não deve ter sido fácil. Existe muita qualidade musical, criatividade e vontade de cantar Cristo.
Sobre o tema: ”Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16,24), o convite a seguir Jesus foi claro em todas as músicas.

Achamos que todos que cantam Cristo e o vivem, são mais do que vencedores. Por isso deixamos o apelo, cantem, peguem nas vossas violas e sem medo invistam na música como forma de Evangelização.


Vídeo da actuação no Festival, cortesia do Rui Aresta da Torreira http://gj-torreira.blogspot.com/
Um grande obrigado para ele

>6 MOVIMENTA-TE E COMENTA AQUI