O Grupo Jovens em Movimento da paróquia de Avanca é sinónimo de alegria, paz e amizade, pois é essa a mensagem de Jesus Cristo

segunda-feira, setembro 22, 2008

TOCHA MISSIONARIA



Foi neste fim-de-semana que recebemos a Tocha Missionária, como preparação da Missão Jovem, dia 25 de Outubro, na Maia, celebrando os 50 anos de presença Comboniana. Vinda de S. Mamede do Coronado, onde iniciou a sua “viagem”, a tocha foi-nos entregue com a mensagem da entrega de um missionário ao mundo, evangelizando e auxiliando os mais próximos.

Mas o que é ser missionário? Será que sabemos verdadeiramente o significado desta palavra? Não!

Por isso quisemos saber o que as pessoas sabem e acham sobre o que é ser missionário. Por isso, fomos para rua, com um pequeno questionário saber a opinião das pessoas em geral.


Confrontando as respostas chegamos a algumas conclusões (que certamente são ainda poucas…)

- Existe ainda muito pouca informação do que é ser missionário.

- Não só Africa e países pobres necessitam de ajuda, pois aqui mesmo, em Portugal, existe muita pobreza, quer de espírito, quer material.

- Todos nós, mesmo sem partir para terras longínquas, pelo baptismo, somos chamados a ser missionários, evangelizando o nosso próximo.

E foi neste ultimo ponto que deu inicio à nossa “busca” pelo sentido de ser missionário.

Incontornável foi o facto de falarmos um pouco de Daniel Comboni, vida e obra, homem de convicções inabaláveis, fiel ao lema “Africa ou a morte”, ousou acreditar que podia salvar “Africa com Africa”. Para um grupo como o nosso, que não conhecia esta personagem brilhante da Igreja, é fascinante conhecer a obra de alguém assim. Pecou pela falta de tempo, pois não falamos muito deste homem fantástico, mas fica a promessa de voltamos a ele nas próximas reuniões.

Correndo o risco de ser mal interpretados, mas frases fortes são necessárias para abalar consciências e motivar quem as ouve, escolhemos a seguinte para “apadrinhar” esta visita da tocha: “Temos que partir os cornos ao diabo, e a graça não há-de faltar.” Daniel Comboni

Podem saber mais sobre Daniel Comboni e os Combonianos em http://www.combonianos.pt/


Em oração, reforçamos a ideia de evangelizar o nosso próximo como missão e daí plantar uma semente no coração daqueles que nunca tinham pensado em ser missionários e reforçar essa ideia naqueles que já haviam demonstrado essa vontade.

E passou muito rápido a tarde, deixando imensa vontade nos participantes.






Mas a nossa posse da tocha ainda não havia terminado, no domingo levamos a mesma ao grupo da Branca, grupo ainda recente, mas que, com toda a certeza dará frutos. A passagem foi feita durante a Eucaristia, presidida pelo Padre Leonel que nos relembrou a mensagem da tocha e o ideal Comboniano.

A tocha seguiu assim caminho, transportando consigo a forte mensagem missionária. Irá passar por vários grupos, conhecer diferentes dinâmicas, mas com toda a certeza, unir todos no próximo dia 25 de Outubro, na Missão Jovem, na Maia.




Todos estão convidados a participar.

Mais informações em:

http://missaojovem.no.sapo.pt/

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sem duvida que a passagem da tocha missionaria foi uma boa forma de dinamizar e unir grupos de varias terras para o mesmo fim..

Foi também uma forma de aprendermos um pouco mais sobre trabalho missinario, embora ainda muito tenha k ser compreendido e trabalhado por todos nós..

foi sem duvida um grande momento =)

bjnhoo

9:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim, temos ainda mt que aprender. Falo por mim pk confesso que nao tinha grande informaçao do que era ser missionario e sei que ainda terei mais algumas coisas por descobrir.

A tarde foi mt bem passada e a manha na Branca nem se fala :)

Gostei imenso de conhecer o recente grupo. "Força pessoal!"

Beijinho para todos

Silvia Santos - J.M.

9:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home