O Grupo Jovens em Movimento da paróquia de Avanca é sinónimo de alegria, paz e amizade, pois é essa a mensagem de Jesus Cristo

quarta-feira, novembro 29, 2006

VI Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem

Moçada, é já sábado que vamos representar todos os jovens da diocese no VI Festival Nacional da Canção Jovem. Quando o grupo Jovens em Movimento subir ao palco do Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, para cantar “Brilha como Sol”, vai contar com uma forte claque de Aveiro.

Vai muito pessoal do nosso Arciprestado Estarreja / Murtosa, autocarros e carros particulares e é para fazer barulho, apoiar e cantar. Venham vestidos de vermelho, pois é a cor da Diocese e tragam os vossos pulmões em força total.

Contamos convosco :)

>3 MOVIMENTA-TE E COMENTA AQUI

terça-feira, novembro 28, 2006

Papa pronto para viagem de risco

Bento XVI decidiu assumir o risco e promover uma viagem apostólica à Turquia, visita que entrará certamente para a história deste pontificado. À margem da polémica gerada pelas manifestações de protesto de nacionalistas e radicais islâmicos – que nunca receberiam bem um Papa, da mesma maneira que prefeririam ver o Patriarca de Constantinopla desterrado na Grécia -, a Santa Sé preparou detalhadamente um programa que gira em volta de três eixos: o ecumenismo, o diálogo com o Islão e a situação da comunidade católica no país.

“A Turquia, que acolhe em si diversas tradições religiosas, é como uma varanda sobre o Médio Oriente, desde a qual se pode reforçar os valores do diálogo inter-religioso, da tolerância, da reciprocidade e da laicidade do Estado”, pode ler-se na apresentação da visita papal, divulgada pelo Vaticano.
>0 MOVIMENTA-TE E COMENTA AQUI

sexta-feira, novembro 24, 2006

HENRY EM MISSÃO NO LIBANO

O nosso colega Henry, partiu esta noite para o Líbano, onde estará numa missão de 6 meses.

Numa parte do mundo onde se convive com a guerra, o ódio entre pessoas de diferentes religiões, fanatismo e ganância incompreensíveis para nós, os nossos militares deixam família e amigos para trás e levam a paz a esta gente.


O Henry leva com ele valores cristãos e será certamente um guerreiro pela paz.


Nós estamos com ele nesta missão, nas nossas orações, na nossa amizade. Deus protege aqueles que tal como o Henry, têm espírito de missão.


Um grande abraço para o Henry

>0 MOVIMENTA-TE E COMENTA AQUI

domingo, novembro 19, 2006

AUTARQUIA ATRIBUIU SUBSIDIO AO GRUPO

A Câmara Municipal de Estarreja atribuiu um subsídio de 300 EUR ao grupo, para ajudar ao pagamento do “Concerto Jovem – Avanca 2006”. Já antes tínhamos recebido da Junta de Freguesia um subsídio anual de 150 EUR. Estes valores monetários vêm ajudar em muito o grupo, pois a realização de actividades custa, de facto, bastante dinheiro e durante muito tempo, este saiu dos bolsos dos elementos do grupo, que na maior parte, tinham menos de 18 anos. Mas para além do valor monetário, estes subsídios mostram que as autoridades locais, dão valor ao trabalho que temos vindo a desenvolver na comunidade e entre os jovens, plantando valores que serão os guias nas suas vidas.
É gratificante e muito motivador, ver o nosso trabalho ser reconhecido assim.
>0 MOVIMENTA-TE E COMENTA AQUI

segunda-feira, novembro 13, 2006

CONCERTO JOVEM - AVANCA 2006


O fantástico Auditório do Centro Paroquial de Avanca recebeu esta festa linda, de música, cor, alegria e paz, num estilo jovem, onde os grupos participantes mostraram todo o seu valor, com excelente qualidade musical e grande criatividade nas músicas originais. O grupo Paz Inquieta, já com larga experiência, fechou este evento. A Evangelização pela música foi uma prioridade e quem assistiu não ficou indiferente. Jesus foi cantado e adorado de forma festiva e contagiante.


O Auditório do Centro Paroquial de Avanca, esteve com cerca de metade da sua capacidade, teria sido agradável ter uma assistência maior, mas dado o sucesso, este evento, será com certeza, repetido para o ano.
Isto vem mostrar que existe muito valor musical nos grupos de jovens espalhados pela Diocese. Este evento surge não só como divulgação dos participantes, mas também como motivação, um convite para que se continue a criar música de inspiração cristã e que os grupos, que se encontram “escondidos” nas paróquias, mostrem o seu trabalho.

Agradecemos aos grupos convidados, à Câmara Municipal de Estarreja pelo subsidio atribuido, à Quinta do Gama, Junta de Freguesia de Avanca, Padaria Flor do Tamega, Carlos e Dores, Associação Atlética de Avanca, ao pessoal da sonoplastia, ao Paulo de Ilhavo, ao nosso querido Pe. Zé Henriques e a todos que contribuiram para que esta festa fosse possível.


O grupo “Jovens em Movimento” conta com o apoio de toda a Diocese, no Festival Nacional que irá decorrer em Fátima. Seria muito bom ter uma claque de apoio, a puxar por Aveiro. O Festival em Fátima será no dia 2 de Dezembro e cada bilhete custa 2,5 €, podem ser adquiridos junto da Pastoral Juvenil (

sdpjaveiro@sapo.pt) ou do grupo Jovens em Movimento (jovensemovimento@hotmail.com).
O vosso apoio é muito importante, venham a Fátima apoiar Aveiro.

Mais fotos em: http://jovensemmovimento.no.sapo.pt/

JOVENS EM MOVIMENTO



PAZ INQUIETA


SEMENTES DE ESPERANÇA

JA CORO

>0 MOVIMENTA-TE E COMENTA AQUI

segunda-feira, novembro 06, 2006

NOTÍCIAS FRESCAS - CARTAZ FINAL PARA O CONCERTO JOVEM NO DIA 11

Temos a confirmação do grupo "Ja Coro" da paróquia de Esgueira para enriquecer mais o Espectáculo de dia 11.

Aqui está o cartaz final:

Sementes de Esperança (Gafanha da Nazaré)

Paróquia de Esgueira

Está tudo preparado, contamos com a vossa presença :)


Já sabem, 11 de Novembro,
21H30, Auditório do Centro Paroquial de Avanca, entrada livre.



Por aqui, amimamos a Eucaristia no Domingo, cujo Evangelho falava do primeiro mandamento: Amar a Deus e ao próximo. Em breve colocaremos fotos e textos da mesma.



>0 MOVIMENTA-TE E COMENTA AQUI

quinta-feira, novembro 02, 2006

JÁ SE ENSAIA

Vamos animar a Eucaristia das 11 no próximo domingo e claro, preparamos o espectáculo de Dia 11, por isso os ensaios já se fazem!

CONTAMOS COM A VOSSA PRESENÇA :)

>0 MOVIMENTA-TE E COMENTA AQUI

quarta-feira, novembro 01, 2006

Razões para escolher a vida (O tema do aborto)

Nota Pastoral dos Bispos portugueses sobre o referendo ao aborto

1ª. O ser humano está todo presente desde o início da vida, quando ela é apenas embrião. E esta é hoje uma certeza confirmada pela Ciência: todas as características e potencialidades do ser humano estão presentes no embrião. A vida é, a partir desse momento, um processo de desenvolvimento e realização progressiva, que só acabará na morte natural. O aborto provocado, sejam quais forem as razões que levam a ele, é sempre uma violência injusta contra um ser humano, que nenhuma razão justifica eticamente.

2ª. A legalização não é o caminho adequado para resolver o drama do “aborto clandestino”, que acrescenta aos traumas espirituais no coração da mulher-mãe que interrompe a sua gravidez, os riscos de saúde inerentes à precariedade das situações em que consuma esse acto. Não somos insensíveis a esse drama; na confidencialidade do nosso ministério conhecemos-lhe dimensões que mais ninguém conhece. A luta contra este drama social deve empenhar todos e passa por um planeamento equilibrado da fecundidade, por um apoio decisivo às mulheres para quem a maternidade é difícil, pela dissuasão de todos os que intervêm lateralmente no processo, frequentemente com meros fins lucrativos.

3ª. Não se trata de uma mera “despenalização”, mas sim de uma “liberalização legalizada”, pois cria-se um direito cívico, de recurso às instituições públicas de saúde, preparadas para defender a vida e pagas com dinheiro de todos os cidadãos.“Penalizar” ou “despenalizar” o aborto clandestino, é uma questão de Direito Penal. Nunca fizemos disso uma prioridade na nossa defesa da vida, porque pensamos que as mulheres que passam por essa provação precisam mais de um tratamento social do que penal. Elas precisam de ser ajudadas e não condenadas; foi a atitude de Jesus perante a mulher surpreendida em adultério: “alguém te condenou?... Eu também não te condeno. Vai e doravante não tornes a pecar”.Mas nem todas as mulheres que abortam estão nas mesmas circunstâncias e há outros intervenientes no aborto que merecem ser julgados. É que tirar a vida a um ser humano é, em si mesmo, criminoso.

4ª. O aborto não é um direito da mulher. Ninguém tem direito de decidir se um ser humano vive ou não vive, mesmo que seja a mãe que o acolheu no seu ventre. A mulher tem o direito de decidir se concebe ou não. Mas, desde que uma vida foi gerada no seu seio, é outro ser humano, em relação ao qual tem particular obrigação de o proteger e defender.

5ª. O aborto não é uma questão política, mas de direitos fundamentais. O respeito pela vida é o principal fundamento da ética e está profundamente impresso na nossa cultura. É função das leis promoverem a prática desse respeito pela vida. A lei sobre a qual os portugueses vão ser consultados em referendo, a ser aprovada, significa a degenerescência da própria lei. Seria mais um caso em que aquilo que é legal não é moral.

3. Pedimos a todos os fiéis católicos e a quantos partilham connosco esta visão da vida, que se empenhem neste esclarecimento das consciências. Façam-no com serenidade, com respeito e com um grande amor à vida. E encorajamos as pessoas e instituições que já se dedicam generosamente às mães em dificuldade e às próprias crianças que conseguiram nascer.

Lisboa, 19 de Outubro de 2006
Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa
>1 MOVIMENTA-TE E COMENTA AQUI